Eu já começo falando que esse é meu livro favorito, então primeiro vamos a sinopse:
"1939 em Augusta Falls, na Geórgia, uma comunidade rural do sul dos Estados Unidos, Joseph Vaugham, de 12 anos, é informado sobre o assassinato de uma colega da escola - o primeiro de uma série de crimes que, ao longo de uma década, vão arruinar as relações entre os habitantes daquela cidadezinha. Joseph e seus amigos estão determinados a proteger o lugar. Para isso, formam um grupo batizado "Os guardiões". Mesmo depois de os crimes terem cessado, uma sombra de medo e pavor persegue Joseph. O passado parece enterrado, mas, cinquenta anos depois, ele se defronta com o pesadelo que abalou toda a sua existência."
Eu comprei esse livro por um acaso em uma promoção da Leitura, eu li a sinopse, achei interessante e comprei por apenas R$10,00. Mas desde a primeira página eu me apaixonei e não consegui parar de ler.
O livro escrito por R. J. Ellory, foi lançado no Brasil pela Intrínseca, que fez um trabalho maravilhoso com diagramação, o estilo seguiu a obra original, a capa maravilhosa, alguns erros de português podem ser encontrados no livro, mas nada muito alarmante, são erros comuns do nosso cotidiano.
O livro começa no final do nazismo, então os Estados Unidos havia sofrido muito com isso e a mente da população estava conturbada por causa disso. Com o assassinato da primeira criança, as coisas começam a ficar tensas entre a população de Augusta Falls, todos começam a ficar mais atentos, começam a discutir suas amizades e acusar os outros. O primeiro a sofrer disso foi um italiano que morava na comunidade, mesmo sendo conhecido por todos há anos, ele era emigrante, era europeu, morava "perto" da Alemanha, ele era diferente, ele não era americano.
Isso fez com que eu me apaixonasse por esse livro, a maneira com que o Ellory tratou a mente das pessoas, todo o livro segue essa linha, mesmo ele tendo uma time line muito grande, são 50 anos em 443 páginas, ele pegou todo o momento, os anos se passando e com isso a cabeça das pessoas iam mudando, você podia sentir isso.
Após o segundo assassinato surge o grupo "Os guardiões", que são crianças de 10 a 16 anos que queriam proteger seus pais, seus amigos, sua família e eles fazem com que esse grupo seja organizado, de modo que ninguém fique sozinho. Então eles vigiam as ruas de Augusta Falls de noite. Mesmo assim ainda há mais assassinatos.
Os anos se passam e a vida de Joseph continua, mesmo com os assassinatos tendo parado em um certo ponto, ele não consegue esquecer isso, pois ele sofre com isso ainda. Mas ele corre atrás de seu sonho, virar escritor.
O livro conta bem essa fase dele em busca de seu sonho e todas as dificuldades, mostra os momentos em que ele quer desistir, mas tem apoio para continuar.
O Joseph é um personagem simplesmente fantástico, ele foi um dos personagens que fez eu escolher correr atrás de meus sonhos de me tornar escritor, é um livro que me inspira, um personagem que me inspira. Ele tem um tom de surpresa, você nunca sabe o que ele vai fazer em seguida, mesmo sabendo o que ele vai fazer. É incrível.
Quanto aos personagens secundários, os mais marcantes são a mãe e o pai dele, suas esposas e as crianças assassinadas. Infelizmente não posso entrar em detalhe sobre esses personagens, pois seria spoiler, já que tudo no livro é interligado.
Esse livro tem o poder de te prender a cada página do começo ao fim, é possível acabar ele em um dia pacato de chuva no final de semana, a leitura é fácil, linguagem interativa, é um livro que contém um mistério impressionante e um final, simplesmente incrível e inesperado. Uma das maiores reviravoltas que eu já li em toda minha vida.
Para todos que gostam de um bom suspense/policial ele é um livro incrível, sem nada o que reclamar, a versão brasileira como já falei ficou espetacular, um ótimo trabalho pela editora Intrínseca, eu realmente gostaria que eles trouxessem mais trabalhos do R.J. Ellory, como City of Lies e A Quiet Vendetta.
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário